Twitter

30 de jun. de 2010

Moda Sustentável: FIBRA DE BAMBU



A fibra de Bambu é um tipo de fibra regenerada de celulose, obtida a partir da polpa de Bambu, à semelhança da viscose, e ao contrário das fibras naturais vegetais obtidas a partir da semente (algodão) ou do caule ( linho, cânhamo).A invenção da  fibra de Bambu  é uma contribuição da humanidade à proteção de minerais naturais raros, à proteção dos recursos e ao cuidado com do meio ambiente.


PRODUÇÃO



É obtida a partir de uma planta cuja renovação é quase imediata para o bem da natureza. É uma fibra sustentável.O Bambu natural existe em todo o mundo e cresce rapidamente, leva aproximadamente 4 anos para atingir a maturidade, comparados aos 25 a 70 anos para espécies de árvores típicas comerciais . Embora a maioria das pessoas desconheçam, esta planta bonita e graciosa, possui mais de 1000 tipos de uso documentados.

VANTAGENS



A fibra de Bambu tem funções particulares e naturais anti-bacterianas. esta propriedade é validada pela Associação da Inspeção de Têxteis do Japão, sendo que, após cinquenta  lavagens, o tecido da fibra ainda mantém essa funcionalidade. 
As propriedades do Bambu são impressionantes. Renovável e 100% biodegradável, é um bactericida natural, bacteriostático, inibidor de odores, hipoalergênicos, muito absorvente, de rápida secagem e inibidor da ação dos raios UV. Além de ser extremamente macio, com toque de seda, o que faz com que seja um tecido muito confortável.

APLICAÇÃO



A fibra de Bambu é mais macio que a do algodão e possui um brilho natural na superfície. Ao contrário de outras telas anti-microbiais, que requerem um tratamento químico a roupa feita da fibra de Bambu é naturalmente anti-microbicida. Contém um agente, o "Kun Bambu", que impede que as bactérias se cultivem na fibra. A fibra de Bambu pode ser aplicada em artigos da linha de higiene, hospitalar, vestuário, banho, underwear, design e outros.













Fonte: UFRJ, Senai Cetiqt
Imagem: Eloisa Conceição, Calfe Design, 
Sequined Pants,Adidas, Malama Bamboo


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Onde encontro, para revenda?

    ResponderExcluir
  4. A fibra de bambu ou o liocel encolhem na lavagem?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, gostaria de esclarecimento quanto à questão do bambu. Se ele é bacteriostatico, possui bactericida, como haverá posterior biodegradação?

    Obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...