Twitter

23 de jun. de 2010

Moda Sustentável: FIBRA LIOCEL - Tencel




O liocel é uma fibra produzida a partir da celulose natural obtida de árvores plantadas com esse propósito. Por ser 100% celulósica, obtida pela regeneração da celulose usando um solvente ecologicamente correto, o N-metyl  morfholine oxide, segundo pesquisas, completamente biodegradável, por isso mais viável sobre o ponto de vista ecológico e econômico.


PRODUÇÃO

O processo de produção consiste em dissolver, a quente,  a pasta de celulose em N-metyl  morfholine oxide produzindo uma solução clara e viscosa, que é filtrada e extrusada(processo de transformação da pasta em fio), através de injetores de fiação, em um banho aquoso, no qual a celulose é coagulada, posteriormente a fibra é lavada com água para remover o óxido de amina, submetida à secagem e finalmente os filamentos são ondulados e cortados. A solução do óxido de amina, proveniente da lavagem é purificada por evaporação eliminando a água que é reciclada para o processo.



VANTAGENS

Sendo um processo em circuito fechado, mais 99,5% do solvente é recuperado. Os resíduos são decompostos em depuradores biológicos.
Os tecidos desta fibra podem ser acabados com resina fina a fim de dotá-los de um alto nível de estabilidade à lavagem. As principais propriedades da fibra de Liocel são: alta tenacidade à seco, com perda de apenas 15% no estado úmido, alongamento relativamente alto, boa resistência à abrasão e reliência,alta estabilidade dimensional e absorção.
Em suma as vantagens destas propriedades são a produção de fios mais finos e tecidos mais leves, duráveis, resistente ao desgaste com excelente caimento e conforto, possuindo maior brilho, boa aparência e toque agradável.




APLICAÇÃO

O Licel pode ser misturado à várias fibras, principalmente às sintéticas, melhorando sua absorção e condutibilidade térmica. Hoje o Liocel é usado em peças de vesturário feminino, masculino, infantil, roupa íntima, têxteis para o lar, decoração de interiores e não tecidos.











Imagens:eaglefabrics,licketyknit, Eloisa 
Fonte: UFRJ

7 comentários:

  1. Olá sou design de moda e vim pesquisar sobre o liocel. Seu blog me ajudou bastante. Tbm falo de moa e estou lançando uma coleção pode me ver e seguir?
    Abços
    www.claudilicearagao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. QUAL E A VANTAGEM DE USAR UMA MEIA DE LIOCEL?

    ResponderExcluir
  3. Onde posso encontrar fornecedor de tencel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ. CONSEGUIU UM FORNECEDOR DE LIOCEL NO BRASIL? ESTOU PROCURANDO TAMBÉM! SE PUDER COMPARTILHAR, AGRADEÇO.

      Excluir
  4. OLÁ. CONSEGUIU UM FORNECEDOR DE LIOCEL NO BRASIL? ESTOU PROCURANDO TAMBÉM! SE PUDER COMPARTILHAR, AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  5. Comprei uma roupa de Lionel, gostei muito .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...