Twitter

18 de jun. de 2010

Moda Sustentável: FIBRA PET

Tecidos de fibra PET estão inovando o mercado da moda por ser apresentada em artigos leves, macios e confortáveis , possui ainda maior aceitação por ter o apelo ecológico na questão da reciclagem, em relação à degradação do ambiente e acúmulo de lixo.

PRODUÇÃO


A indústria de reciclagem de embalagens descartáveis, pode ser considerada nova, tendo cerca de 10 anos. A fibra PET é obtida através da reciclagem de embalagens de materiais sintéticos formado de polímeros oriundos da reação do ácido teraftálico e o etilenoglicol.
O processo de obenção da fibra PET passa pelas seguintes etapas: aquisição da matéria prima, classificação, moagem com lavagem, enxágüe, descontaminação, pré-secagem, secagem, eliminação de pó, classificação das partículas e ensacagem.
Os pedaços de PET triturados (Flakes), são derretidos até obter uma polpa macia, sendo transformado em fio que pode ser tingido de várias cores.

"Flakes"                                               "Resina"   
                                                     

VANTAGENS

A fibra PET é fiada industrialmente  e tem as cores originais branca, verde e bege, ela pode ser misturada ao algodão, linho e viscose, para melhorar a leveza , maciez e conforto do tecido. Cerca de 40%de todo PET reciclável é destinado à indústria têxtil, porém o custo da reciclagem é ainda muito alto.
A fibra PET é também caracterizada pela alta durabilidade como todas as fibras sintéticas, boa resistência à abrasão, durabilidade mecânica, elasticidade, sendo resistentes aos mesmos agentes químicos que as fibras de poliéster nas concentrações e tempo de exposição.

APLICAÇÃO

Para melhorar o conforto dos artigos têxteis, por não ser absorvente, atualmente a fibra PET é misturada a outras fibras mais absorventes e são utilizadas em malhas e tecidos formando brins e outros artigos, usados no vestuário, decoração e não tecidos.


"Osklen"

"Ciclo ambiental"


"Ciclo Ambiental"




Fonte: UFRJ,Senai Cetiqt
Vídeo: Youtube
Imagens: Eloisa Conceição/Osklen/Ciclo Ambiental
Texto: Eloisa Conceição

2 comentários:

  1. PARABÉNS...
    CONTINUE... NÓS E O PLANETA AGRADECEMOS...

    ResponderExcluir
  2. Ola você sabe me informa alguma empresa de confecção de camisas que usa o pet reciclado ? Por favor se souber me responde por email danilosnj@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...