Estendendo o nosso post anterior vamos conhecer cinco alternativas ecológicas para substituir o couro. Essa reportagem foi indicada pela minha amiga Rosana Alves.
CASCA DE ÁRVORE
A casca de árvores pode ser utilizada para fazer tecido. As lascas da madeira das árvores da família Moraceae que incluem 50 gêneros e mais de 1.500 espécies, predominantemente tropicais e subtropicais, estando representada no Brasil por 27 gêneros com cerca de 250 espécies podem ser tratadas e suas fibras utilizadas. O seu uso é variado, desde cintos até roupas, já que o tecido é grosso porém macio.
CORTIÇA
A fibra da cortça é proveniente da madeira do carvalho. É extraída sem destruir a árvore, sendo portanto um processo sustentável. Substitui bem o couro por ser facilmente limpo, possuir um toque macio, é a prova d'água e repele a poeira. Recentemente o estilista Lucas Nascimento levou à passarela do Fashion Rio a cortiça como base de detalhes de corset e acessórios.
ALGODÃO ACETINADO
Algodão polido de alta qualidade , tem longa duração e se assemelha à seda. Normalmente utilizado para colchas, almofadas e lençóis, pode também ser utilizado em roupas e acessórios.
PET
A sigla PET é uma resina de polímero termoplástico da família do poliéster e usado associado a outras fibras.
Como pode ser reciclado mais de uma vez, é um excelente substituto do couro. Seu uso vai desde homewear até roupas.
http://brecholandiamix.blogspot.com/
Fonte: revistagalileu.com.br
imagens: divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário