Twitter

3 de out. de 2011

Alternativas Ecológicas para susbstituir o Couro

Estendendo o nosso post anterior vamos conhecer cinco alternativas ecológicas para substituir o couro. Essa reportagem foi indicada pela minha amiga Rosana Alves. 

CASCA DE ÁRVORE

A casca de árvores pode ser utilizada para fazer tecido. As lascas da madeira das árvores da família Moraceae que incluem 50 gêneros e mais de 1.500 espécies, predominantemente tropicais e subtropicais, estando representada no Brasil por 27 gêneros com cerca de 250 espécies podem ser tratadas e suas fibras utilizadas. O seu uso é variado, desde cintos até roupas, já que o tecido é grosso porém macio.

 


 CORTIÇA

A  fibra da cortça é proveniente da madeira do carvalho. É extraída sem destruir a árvore, sendo portanto um processo sustentável. Substitui bem o couro por ser  facilmente limpo, possuir um toque macio, é a prova d'água e repele a poeira. Recentemente o estilista Lucas Nascimento levou à passarela do Fashion Rio a cortiça como base de detalhes de corset e acessórios.

 
 ALGODÃO ACETINADO

Algodão polido de alta qualidade , tem longa duração e se assemelha à seda. Normalmente utilizado para colchas, almofadas e lençóis, pode também ser utilizado em roupas e acessórios.


PET

A sigla PET é uma resina de polímero termoplástico da família do poliéster e usado associado a outras fibras.
Como pode ser reciclado mais de uma vez, é um excelente substituto do couro. Seu uso vai desde homewear até roupas.

 

 

http://brecholandiamix.blogspot.com/
 

Fonte: revistagalileu.com.br
imagens: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...