O destaque ficou para a Conexão Solidária que apresentou uma coleção que reuniu a cultura de nove estados nordestinos promovendo o resgaste, o respeito e a redescoberta do artesanato brasileiro pelas mãos do estilista Lindebergue Fernandes.
Além da pesquisa para a coleção, a equipe da Conexão Solidáriao marcou o início de um diálogo entre a mente criativa do estilista e as técnicas ancestrais de artesanato. Para Lindebergue Fernandes, mais que simples “prestadores de serviço”, cada artesão deve ser co-autor de seu próprio trabalho. A coleção nasceu a partir do material encontrado e dos potenciais distintos de cada comunidade de artesãos visitada, espalhadas por nove estados do Nordeste.
Entre as artesanias, os canutilhos do Maranhão; a renda irlandesa de Sergipe; o tweed de chita giletada da Paraíba; o rechiliê do litoral cearense… Tudo junto, mostrando o DNA nordestino com a veia criativa do estilista.
Ficou evidente o compromisso de investir na autossustentabilidade das comunidades de artesãos. Melhor para o produtor, melhor ainda para o consumidor, que passa a contar com um preço equivalente e justo, já que saem de cena os percentuais de “atravessadores” e representantes. A Conexão Solidária age como uma interface comercial para o trabalho das comunidades participantes. São elas que ficam com o lucro da comercialização.
Confira o desfile!
http://brecholandiamix.blogspot.com/
Adorei a cartela de cores!
ResponderExcluir